alpha-roll

Esta é uma técnica completamente absurda e que jamais deve ser utilizada. Infelizmente muito “treinadores” e donos de cães acreditam que utilizando esta técnica em algumas situações estão a resolver um problema de obediência ou de dominância. É um ato estapafúrdio. Não resolve absolutamente nada e pior, vai intensificar seja lá qual for o problema em questão e provocar outros.
Esta “técnica” é simplesmente obrigar o cão através da força a ficar de barriga para cima e berrar bem perto do seu focinho.
Este procedimento só vai causar problemas e não se deve utilizar nunca! O seu cão vai ficar nervoso e cheio de medos que o poderão levar à agressividade e a grande perturbação no seu caráter. Vai estar a promover a violência.
Na natureza podemos observar animais da mesma espécie a colocar a barriga para cima como sinal de submissão. Mas estamos a falar de situações naturais como no caso dos lobos, em que os demais demonstram um sinal de apaziguamento ao seu líder da alcateia. O líder ganha respeito pela sua posição hierárquica e não através da força. Mas nós não somos cães e os nossos cães não são lobos e há que os educar como animais domésticos. Animais domésticos que se tornaram assim pela nossa mão e que dependem inteiramente de nós para sobreviverem. Temos de os respeitar para sermos respeitados e responsabilizar-nos pela sua educação. Mas educação sem violência!

Partilhar...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn