bacoA educação de um cão começa desde cedo com a sua mãe e com os seus irmãos. É muito importante que o criador saiba reunir as melhores condições para que a natureza se encarregue do resto. Mãe, irmãos, criador começam desde cedo a ter um papel fundamental no início da sua vida. (Infelizmente muitos também são os casos de cadelas abandonadas e com más condições de providenciar o ideal necessário).

Na minha opinião deve começar a treinar o seu cão no momento em que o tem! Evitar que se desenvolvam comportamentos indesejados é bem mais fácil que depois vir a ter que os modificar. No momento em que o nosso cão chega a casa é necessário mostrar-lhe as regras da casa e da família. Educar é cuidar e ele agradece. Um cão educado poderá viver com a família em muitas situações do dia a dia em vez de ficar posto de parte por não se saber comportar. Se ele for educado poderá partilhar a maioria dos momentos com o seu dono e consequentemente ser bem mais feliz.

Treinar um cão não é uma opção, mas sim uma obrigação. Melhora a sua qualidade de vida, da sua família, do seu cão e das pessoas com quem convive. E tem de começar antes que os problemas comecem, não depois.

Não se esqueça que para além de o treino e da educação, a socialização com outros cães tem de acontecer de imediato. Diariamente e com bastante número de encontros diferentes.

Partilhar...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn